Mulher recebendo massagem feita por uma massoterapeuta
Publicado em 02 de fevereiro de 2021

Saiba a diferença entre massagem e massoterapia

O mundo está cada vez mais acelerado e com rotinas mais cansativas e estressantes. Por conta disso, as pessoas têm procurado alternativas para relaxar um pouco. Dentre uma dessas opções está a massagem. Porém, você sabia que existe massoterapia também? Os nomes confundem bastante as funções e seus objetivos. Pensando nisso, nós da Alternativa SPA montamos um artigo sobre a diferença entre a massagem e massoterapia, para você saber exatamente o que você e o seu corpo precisam. Continue lendo!

Qual a diferença entre massagem e massoterapia?

A massagem e massoterapia são áreas bem antigas, sendo muito usadas para o relaxamento e promoção do bem-estar da sociedade. Entretanto, elas possuem uma diferença clara: a necessidade de especialização.

Isso é, enquanto o simples fato de massagear as costas de alguém com um creme já pode ser considerado massagem, a massoterapia não é tão simples assim. Os massoterapeutas estudam as técnicas necessárias para o desenvolvimento de uma massagem terapêutica que vai ao encontro da necessidade do cliente. Por essa razão, o profissional também detém o conhecimento da anatomia humana. Sendo, portanto, considerado reconhecido.

Logo, você ou qualquer outra pessoa da sua família ou ciclo de amizade pode realizar uma massagem de forma não profissional. No entanto, os massoterapeutas são especialistas nas técnicas e meios mais adequados para a promoção do bem-estar.

Formação do profissional massoterapeuta

Os massoterapeutas passam por uma formação técnica de 2 anos. Nela são apresentados inúmeros métodos terapêuticos e também anatomia avançada, biossegurança, biomecânica, fisiologia, etc.

Desta maneira, a pessoa que deseja se tornar um profissional estuda as massagens tanto orientais quanto ocidentais, como: shiatsu, do-in, cromoterapia, quick massage, massagem clássica, entre outras.

Assim, devido ao conhecimento adquirido ao longo do processo de formação técnica, os massoterapeutas possuem mais experiência do que os massagistas para saber qual método é mais indicado para cada problema.

Foco da massagem e massoterapia

Apesar da discrepância do conhecimento do profissional que pode ser formado por curso livre, massagista, e por curso técnico, massoterapeuta, ambas as terapias, massagem e massoterapia, apresentam objetivos em comum. Como:

  • alívio do estresse, dor e tensão;
  • relaxamento muscular;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • promove a sensação de bem-estar;
  • libera toxinas da corrente sanguínea;
  • ajuda no combate à celulite e à gordura localizada.

Onde fazer massagem no RJ?

A Alternativa SPA é uma casa de massagem no Rio de Janeiro especializada em terapias orientais e especiais. Aqui, você encontra as melhores opções de massagem para as mais diversas necessidades, como: massagem 4 mãos, massagem ashiatsu, massagem desportiva e muitas outras.

Temos unidades no Centro e em Copacabana, ambas em lugares estratégicos para o fácil acesso.

Não adie mais o seu momento relaxante, entre em contato e marque já a sua sessão! Nós estamos no WhatsApp e no Telegram!

Gostou do nosso artigo sobre massagem e massoterapia? Confira o blog da Alternativa SPA e saiba tudo sobre as nossas massagens: